A doença arterial obstrutiva periférica é causada pela obstrução da circulação arterial. A sua principal causa é a aterosclerose que consiste na formação de placas de ateroma (gordura) nas artérias.
Os principais fatores de risco incluem o tabagismo, história familiar, hipertensão arterial, diabetes, aumento do colesterol, sedentarismo, obesidade, entre outros.
O principal sintoma é a claudicação intermitente, que é identificada pela dor incapacitante durante a caminhada que melhora ao repouso. A sua principal complicação é a gangrena que pode evoluir com amputações.
O diagnóstico é realizado através da avaliação do médico especialista e por exames de imagens como o ultrassom doppler, angiotomografia ou angioresonancia e arteriografia (exame invasivo com contraste).
As opções de tratamento são o combate aos fatores de risco, medicamentos para estimular a circulação e procedimentos cirúrgicos: revascularização com enxertos (pontes) ou através de procedimentos minimamente invasivos (angioplastias/stent).
Dicas importantes: Praticar atividade física e não fumar.
Preencha o formulário para solicitar um agendamento.
O preenchimento do formulário não garante o seu horário de consulta. Assim que possível nossas secretarias entrarão em contato para confirmar seu agendamento.