Trombose venosa profunda é a formação de coágulos (trombos) dentro das veias, normalmente nas pernas. A principal e mais grave complicação é a embolia pulmonar, quando este coágulo se solta e obstrui a circulação pulmonar.
Seus principais fatores de risco são a imobilização prolongada, cirurgia recente, câncer, uso de anticoncepcional oral, gestação, viagem prolongada, história familiar (trombofilias), entre outras.
Geralmente se tem dor e edema (inchaço) de início agudo no membro acometido, associado a calor local. O diagnóstico é realizado através da avaliação clínica pelo médico especialista e através de exames de imagens, como o ultrassom com doppler.
O tratamento é realizado através da anticoagulação, ou seja, "afinar" o sangue. Nos casos onde não podemos anticoagular o paciente, pode-se realizar o implante de filtro de veia cava que impede a embolia pulmonar. Em casos mais extensos pode-se realizar procedimentos cirúrgicos para desobstruir essas veias. O médico especialista é capaz de identificar o seu melhor tratamento.
Dica importante: sempre utilizar meia elástica conforme a orientação do seu médico para viagens prolongadas.
Preencha o formulário para solicitar um agendamento.
O preenchimento do formulário não garante o seu horário de consulta. Assim que possível nossas secretarias entrarão em contato para confirmar seu agendamento.