As úlceras apresentam um importante impacto sócio-econômico (geram altos custos e limitam a vida social). As úlceras (feridas) podem ser de origem vascular, neurológica, infecciosa, neoplásica, entre outras. A alteração vascular, sobretudo a insuficiência venosa, é uma das principais causas de úlceras em membros inferiores.
O diagnóstico é principalmente clínico. Onde seu médico faz o exame físico e determina a principal causa da úlcera. Pode ser necessário exames de imagem como doppler, tomografia e ressonancia ou ainda, em alguns casos específicos, a biópsia da úlcera (onde retira-se um fragmento da úlcera e encaminha para análise).
Devemos sempre tratar a causa da úlcera associado a cobertura adequada para cada tipo de ferida. Quando necessário podemos indicar o tratamento cirúrgico da insuficiência venosa.
Dicas importantes: faça atividade física regular, combater a obesidade, intervalos para elevar as pernas e acompanhamento regular com seu médico vascular.
Preencha o formulário para solicitar um agendamento.
O preenchimento do formulário não garante o seu horário de consulta. Assim que possível nossas secretarias entrarão em contato para confirmar seu agendamento.